top of page

Blog do

Leandro 

Política, Educação, Ciência e Cultura 

Achados e Perdidos #3

Uma leitura rápida de fatos importantes na região, no Brasil e no mundo

Mesa Diretora

Nos próximos dias será realizada a escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Camaquã para o ano de 2022. O escolhido será da base do governo. Vinícios Araújo (MDB) e Neco (PSDB), ferrenhos defensores do governo, são cotados para encabeçar a chapa. Na prática, o que muda? Nada. Vamos trocar seis por meia dúzia. Enquanto Bônus (Republicanos) se vender por sete cargos de cc e alguns favores, todos os projetos do Executivo, sejam eles bons ou ruins para a comunidade e servidores públicos, serão aprovados.


Retirada de direito

Quem acompanhou a votação do projeto que retira os 10 minutos de tolerância do sistema de estacionamento rotativo, viu as acrobacias que os vereadores aliados ao governo fizeram para defender a retirada do direito. Lamentável.


Equatorial

Faltou planejamento da Equatorial. Deixaram para realizar uma manutenção da rede no dia 23 de dezembro, na antevéspera do Natal, momento que as famílias estão se preparando para as festividades e o comércio precisa vender. Interrupção no serviço irá afetar ao menos 1 mil clientes, em Camaquã. Troca de postes poderia ser feita em outro momento. Espero que com isso resolva o problema dos apagões.


Desemprego

Segundo pesquisa da Assembleia Legislativa, 25% dos gaúchos perderam o emprego e ao menos 60% tiveram algum prejuízo financeiro durante a pandemia. Um dos pontos evidenciados pelo levantamento, é que as reformas da previdência e trabalhista mudaram o cenário do mercado de trabalho. 36% dos entrevistados avaliam que as reformas trabalhistas enfraqueceram a lei de proteção ao trabalhador.


Vacinação

O intervalo da terceira dose da vacina contra a covid-19 mudou de cinco meses da segunda dose, para quatro. Fiquem atentos ao novo prazo e façam a vacina!


Falta de transparência

Quem acessa o site da Câmara de Vereadores de Dom Feliciano, na aba “projetos em tramitação”, encontra a última atualização em junho de 2020. É falta de projeto ou transparência?


Boa notícia

O governo do Estado quitou nesta segunda-feira (20) o 13º salários dos servidores estaduais. A primeira parcela já havia sido quitada de forma antecipada no dia 29 de novembro.


Descaso

As chuvas da última semana evidenciaram, mais uma vez, o descaso da prefeitura com as estradas do interior. Não podemos culpar a quantidade de chuvas, pois tempo para fazer manutenção preventiva a Secretaria de Infraestrutura teve de sobra, porém o que sobrou também é falta de vontade de fazer.


Concurso público

Quem se inscreveu no certame da prefeitura de Chuvisca encontrou, além de provas com erros grotescos, dificuldade de acesso e falta de infraestrutura mínima. Pelo grande número de alunos, provas foram colocadas em Dom Feliciano e no interior de Chuvisca. Quem teve a infelicidade de fazer provas em escolas do interior ou acompanhar quem estava fazendo, não encontrou banheiro fora da escola, nem lugar para comprar alimentos, nem sombra para ficar no calor sufocante que superou os 30 ºC. Provas poderiam ser, tranquilamente, realizadas em Camaquã que possui melhor infraestrutura para tal.

Lixo nas estradas

Estamos em 2021 e ainda há pessoas que descartam lixo em lugar inapropriado. É tão difícil descartar o lixo de forma correta? Somos responsáveis pelos resíduos que produzimos.


A sonegação fiscal no RS ultrapassa os 10 bilhões de reais em 2021

O crime cometido por empresários sonegadores é um mal que deve ser combatido. O montante que deixou de entrar nos cofres públicos, em 2021, para ser investido em saúde, educação e segurança pública entre outras áreas importantes ultrapassa os 10 bilhões de reais. Os valores sonegados podem ser visualizado em tempo real pelo Sonegômetro ICMS RS criado pelo Afocefe Sindicato – Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual.


Variante ómicron

Segundo o site The Guardian, a pandemia continua a sua escalada no Reino Unido com o aumento de casos da variante Ómicron. Cientistas ligados ao governo tem alertado para a possibilidade de o número diário de novos casos de infecção poder variar entre os 600 mil e os dois milhões, até ao final deste mês de dezembro.


Iniciou o Verão 2021

O verão 2021-2022 no Brasil começou hoje, 21 de dezembro, às 12h59 e terminará em 20 de março de 2022.



Comments


bottom of page