O lixo que deveria ser recolhido pela prefeitura acaba sendo queimado no local
Quem acessa o Distrito Industrial de Camaquã, pela Avenida Airton Senna, se depara com mais de dez pontos com descarte irregular de lixo.
Os materiais descartados de forma irregular são variados, vão desde aparas de obras, recipientes de plásticos, latas, roupas, restos de móveis, cacos de vidro, entre outros. Parte do material descartado foi incendiado. Também há locais à beira da avenida em que a vegetação foi queimada.
Chama atenção de quem trafega pela avenida a falta de placas de advertência, como por exemplo: “proibido jogar lixo”; as penalidades para quem comete este tipo de crime e os canais para denúncia.
De acordo com a Lei 9605/98 “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. Pena prevista de reclusão e multa.
O descarte irregular de lixo é um problema sério, pois além de causar danos ao meio ambiente, também é prejudicial a saúde humana. Cabe ao poder público municipal fiscalizar para coibir ocorrência deste tipo de crime.
Entendemos que por vezes pode ser difícil fiscalizar, pois este tipo de crime é praticado em horários de pouca movimentação, principalmente na calada da noite.
O que é inadmissível, é o lixo permanecer por longos período a céu aberto, potencializando os danos ao meio ambiente e as pessoas. Esperamos que a prefeitura municipal pare de negligenciar o problema e através de suas secretárias se mobilize e faça retirada e a destinação do lixo para local adequado.
Confira mais fotos do local
Comments