top of page

Blog do

Leandro 

Política, Educação, Ciência e Cultura 

Isso é populismo: gestão pública é outra coisa

Em uma tentativa desesperada, prefeito posa para foto como profissional da cooperativa de reciclagem

Foto: Divulgação Facebook

Em três anos à frente da Prefeitura de Camaquã, o prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) manteve-se “off-line”, com pouca presença nas redes sociais. No entanto, nos últimos meses, o Chefe do Executivo é presença constante nas redes sociais.

Com postagens pitorescas, como comendo pitangas

O que causa antipatia nessa conduta do prefeito, não é a presença visando fins eleitorais, mas a forma com que é feita. Com postagens pitorescas, como comendo pitangas e elogiando os moradores por plantarem as árvores, ignorando o fato (e acreditando que as pessoas tenham esquecido) que recentemente uma árvore em frente a Prefeitura foi cortada em vão, pois a construção de uma suposta garagem não se concretizou.


Acompanhamos também postagens do prefeito em lavouras, com textos elogiando e parabenizando os agricultores. Entretanto, os agricultores não desejam apenas ser parabenizados pelo papel fundamental que exercem na sociedade e na economia, pois estes sabem do seu valor. Os agricultores querem estradas em boas condições para escoar a produção, querem ter serviços básicos, querem transporte escolar de qualidade para seus filhos entre outros programas e políticas públicas visando melhorar a vida de quem mora na zona rural.


Recentemente acompanhamos a entrega de esteiras para a Cooperativa de Reciclagem que faz a triagem dos resíduos produzidos no município. Na ocasião, o prefeito encena a reciclagem junto aos profissionais da cooperativa.


Há ao menos duas questões importantes podem ser destacadas nesse episódio:


A primeira está intimamente ligada à discriminação da profissão de recicladores. Observe que há alguns dias o prefeito esteve realizando a entrega de uma ambulância, no entanto, não dirigiu o veículo, tampouco realizou procedimentos do cargo de socorristas ou ao realizar uma visita a uma unidade de saúde, não prescreveu nenhum medicamento a pacientes ou exerceu qualquer outra atividade inerente aos profissionais da saúde. Porque neste caso se achou no direito de ajudar?

Grotesca cena de populismo do prefeito

Provavelmente, a resposta à pergunta, encontra-se no fato que a eleição está próxima. E tal atitude tem por finalidade tentar passar uma imagem de simplicidade para a população e de parceria com os trabalhadores, numa grotesca cena de populismo do prefeito.


A segunda se refere à função do cargo de prefeito. Prefeito é eleito para fazer a gestão do município, buscar investimentos, convênios, organizar os serviços públicos, proteger o patrimônio histórico-cultural, entre outras atribuições. É trabalhar pelo povo, mas trabalho sem demagogia.



Gestão pública não é fazer o que simplesmente lhe vem à cabeça, mas sim fazer com zelo o que lhe é atribuído. Não é assim, com populismo, que se governa. E certamente não foi para isso que foste eleito.


Como sugestão, coloque a energia e vontade para realizar um pouco das 140 promessas de campanha e deixe a coleta de recicláveis com quem entende do assunto. Valorize os agricultores, cuide dos bairros da nossa cidade, valorize os servidores, escute as pessoas, crie e coloque em ação políticas públicas para os jovens, faça o que prometeu e as pitangas da rua, as deixe para os sabiás.

Comments


bottom of page